Trading System - Mito ou realidade?

Um trading system como a tradução do próprio nome diz, é um sistema de negociação. Geralmente essa nomenclatura é utilizada para sistemas que negociam em bolsa de valores. Vamos dar enfase a Bovespa nesse artigo, mas vale destacar que essa análise pode ser aplicada a bolsa de valores de qualquer país.

Esse tipo de sistema executa as seguintes funcionalidades:
  • Carga da massa de dados que vai ser utilizada para análise
  • Armazenamento dos dados
  • Análise dos dados
  • Geração de relatórios
  • Negociação em tempo real

Carga da massa de dados
É preciso definir qual time frame será utilizado nas análises. Para negociações intradiárias, o tempo a ser análisado pode abranger cotações de 1 a 15 minutos. Já para o carregamento de posições, as análises devem ser feitas no tempo diário.
Uma vez definido o intervalo de tempo pertinente as operações que vão ser feitas, basta adquirir a massa de dados. Os dados diários estão disponíveis no site da Bovespa e podem ser baixados gratuitamente. Já os dados intradiários devem ser comprados pois não estão disponíveis publicamente.
Para que o sistema funcione em tempo real, é necessário que o meso seja alimentado pelas cotações em andamento. Essas cotações podem ser compradas de fornecedores ou extraídas de sistemas que distribuem as cotações em tempo real, como Home Broker.


Armazenamento dos dados
Os dados devem ser armazenados em banco de dados relacional em estruturas simples.
A principal entidade é um papel, uma ação que possui basicamente duas propriedades em relação a sua cotação, variação do valor em função do tempo. São variações dessas duas propriedades que geram a massa de dados armazenada, como valor de abertura do papel em uma determinada janela de tempo, valore de fechamento, valor máximo, valor mínimo etc.
O relacionamento desses valores, como por exemplo a variação entre os valores máximos atingidos por uma ação em um período, vai gerar índices. Esses índices derivados das varições de valor em determinados intervalos de tempos podem ser análisados de acordo com técnicas da análise gráfica, também conhecida como análise técnica.
O armazenamento desses índices depende do tipo de análise que se deseja efetuar.
Como a massa de dados é muito extensa, realizar análises e geração de índices em tempo real pode ser muito custoso, então pode se utilizar processamento em lote para gerar os índices e armazená-los no banco de dados para posteriores análises.


Análise dos dados
Essa é de longe a parte mais crítica do sistema. Deve-se definir quais critérios serão avaliados, e é aqui que a pergunta do título se faz presente. Esse tipo de sistema é mito ou realidade?
A análise gráfica, como dito acima fornece elementos que facilitam a compreensão do comportamento de um papel de maneira dinâmica, ou seja, a partir da análise de dados passados se deduz por probabilidade que uma ação vai ter um determinado comportamento.
Os críticos desse tipo de análise dizem que não existe um padrão de comportamento que possa ser utilizado recorrentemente com sucesso, já os defensores dessa técnica procuram justamente encontrar padrões que possam ser utilizados.
Que esses padrões existem não há dúvidas, por exemplo, ações de setores que possuem uma demanda inelástica, ou seja, a demanda varia muito pouco em decorrência de fatores macroeconômicos como inflação, taxa de juros, consumo etc, tem baixa volatilidade e apresentam variações menores do que ações que sofrem influência devido a fatores externos como os já citados, além de taxa de câmbio, concorrência de importados etc. Ou seja, diferentes ações possuem diferentes comportamentos, que também variam ao longo do tempo. Descobrir qual comportamento o papel está tendo em um determinado momento seria como ganhar na loteria.
Supondo que seja possível detectar tendências através da análise de uma massa de dados de preços de ações, o trading system precisa ter um módulo de simuação, através do qual serão efetuadas as análises. Antes de haver simulações, é necessário que sejam elaboradas teses, sobre as quais as simulações serão efetuadas. A formulação de teses pode ser feita pelo próprio trading system, o que o torna muito mais complexo.
Uma vez efetuadas as simulações que fornecerão os parâmetros que serão acompanhados para determinar a compra e venda de ações é necessário que o sistema tenha um módulo de análise em tempo real para o seu uso efetivo.
Deve-se enfatizar que as simulações são processos demorados e custosos devido a manipulação de massas de dados muito grandes e de inúmeras parametrizações que devem ser feitas até se encontrar padrões que possam ser aproveitados. Os parâmetros que são alterados durante as simulações podem ser vários, como janela de tempo, variação do valor da ação, diferença entre máximas de preços durante um perído, volume negociado etc.


Geração de relatórios
Os relatórios se referem exclusivamente as análises efetuadas em tempo real, cujas informações são insumo para a negociação em tempo real.
Não estão sendo considerados os relatórios financeiros pois isso faz parte de outro sistema, ou em última instância de outro módulo de um trading system.
Esse módulo de gerenciamento financeiro seria o responsável, entre outras coisas, por determinar o montante que deve ser investido em determinada operação, o que é importante porque as simulações podem indicar por exemplo, que um número de papéis pode ser operado por dia, porém se um trade dura mais que um dia não será possível operar todo dia com a capacidade máxima do capital da carteira, desse modo tanto as simulações quanto as negociações precisam ser ajustadas para a correta relação entre a quantidade de trades, a duração do trade e o capital total da carteira.
O que torna esse gerenciamento financeiro complicado é a quantidade e a velocidade com que as análises devem ser feitas. Um controle de fluxo de caixa em tempo real sobre muitas operações de diferentes ações de diferentes preços em momentos diferentes.
Existe um risco nos cálculos de rentabilidade apurada nas simulações, pois se os ajustes não forem feitos corretamente pode-se chegar a valores que não correspondam a realidade do capital da carteira levando a situações inconsistentes em tempo real.


Negociação em tempo real
Quando o sistema efetua análises para a compra e venda de ações em uma janela de tempo intradiário, é muito difícil acompanhar os pontos de entrada e saída de um trade, portanto a negociação deve ser automatizada através de um roteador de ordens que envia ordens de compra e venda diretamente para a Bovespa ou para a corretora através da plataforma por ela disponibilizada.
Essa é a parte mais simples dos sistema, que interliga diferentes plataformas.


A construção de um trading system foi descrita de maneira extremamente resumida, mas dá uma idéia clara de que é possível. O artigo "Um framework para sistemas de apoio a decisão" escrito nesse blog em 29 de Abril de 2009 complementa com mais informações sobre a construção de sistemas dedicados.

Quanto a eficácia de um trading system, o que esse artigo demonstra é que o estudo e a elaboração de teses a serem aplicadas para a compra e venda de ações é o coração do sistema. O trading system simplesmente implementa o negócio, portanto para aqueles que utilizam análise gráfica ou análise técnica, um trading system tem um valor muito alto.
Um dos motivos que fazem com que esse tipo de sistema não seja muito divulgado, é porque o retorno ao se construir um sistema desse é perante as aplicações, não sendo necessário que o detentor da tecnologia venda para terceiros para auferir ganhos. Uma barreira para isso é que o investidor precisa ter capital, senão ele também não sai do lugar.

Exemplos
http://www.sferastockanalysis.com/br/ideia.php
http://www.elele.com.br/
http://trasys.blogspot.com/

Revisões
Publicado em 13/08/2009 em aprox. 0:30 hr
Escrito em 12/08/2009 em aprox. 2:00 hr
Revisto em 20/08/2009 em aprox. 0:30 hr

Popular posts from this blog

Atom - Jupyter / Hydrogen

Metodologias em ação

Design Patterns - Observer