Trading System - Parte II


Descrição do Negócio

Mercado secundário

O mercado secundário de acões é composto por cenários em constante mutação com variações que deixam algumas pessoas ricas, enquanto outras veem o seu capital se esvair, e os grandes investidores manobram os seus complexos sistemas de investimento para alocar o seu capital nas melhores oportunidades.
Os sistemas complexos de avaliação de investimento são compostos em primeiro lugar por especialistas de segmentos de mercado que se complementam com equipes de controle de risco, matemáticos, economistas e sistemas de negociação automatizados, trading systems.
No mercado secundário, alguns investidores procuram alocar o seu capital segundo estratégias que envolvam as empresas negociadas, enquanto outros investidores simplesmente procuram maximizar o seu capital independente das empresas negociadas, e somente analisam o comportamento das ações e procuram ganhar dinheiro com base na identificação de desvios.

Universo temporal

Os participantes do mercado tem diferentes maneiras de lidar com o tempo de exposição do capital frente a um determinado investimento. Quando se fala de investimento em bolsa de valores, em geral os especialistas difundem a ideia de que é um investimento de longo prazo.
Os investidores de longo prazo fazem uma administração da carteira de maneira a procurar sempre os papéis de empresas que possuem os melhores fundamentos, e adequam as suas carteiras aos melhores papéis em determinados momentos, seja na virada de um mês, de um trimestre, de um anos fiscal etc.
Já para o pequeno investidor fica sempre a dica de comprar ações de empresas sólidas e ficar com elas por um longo período para aguardar bons resultados no papel.
Existem diversas abordagens que faz com que os investidores atuem em diferentes universos temporais. Investidores que atuam em operações de arbitragem e realizam transações de alta frequência em sistemas de baixa latência, operam em ordens de grandeza de milisegundos.
Sistemas de algotrading podem atuar em transações intradiária com avaliações das transações em ordens de grandeza de cinco minutos, quinze minutos ou sessenta minutos.
O trading system possui uma série de relógios que ativam os mecanismos de análise dos papéis e de geração de alertas em diferentes tempos durante um pregão, ou durante uma semana ou mês ou ano.

Direção e tendência

Todo investidor que atua no mercado influencia a direção dos preços, podendo ser por um tique ou por um centavo. Por uma fração mínima que seja, ele faz o mercado se mover. Ele também pode ser protagonista de movimentações maiores na amplitude dos preços, se ele tiver capital e estiver alinhado com outros atores grandes do mercado. Mas o mercado é complexo e a quantidade de mercadorias, de contratos negociados, é muito grande para qualquer investidor controlar individualmente. Dessa maneira, o trading system identifica oportunidades em diferentes contratos para os investidores que protagonizam movimentos.
Uma casa que trabalha com contratos específicos pode identificar oportunidades em outros contratos através do trading system, se aproveitando de saber de antemão a direção de um movimento onde há consenso no início .
O investidor coadjuvante tem a capacidade de movimentar os preços numa amplitude muito pequena para tornar a sua operação lucrativa. A sua estratégia é diferente e se baseia em aproveitar movimentos gerados pelo mercado, seja para operações curtas de pequena amplitude, day trading ou scalping, ou operações mais longas como swing trading e position. Esse investidor procura as mesmas informações geradas a posteriori dos movimentos que se iniciaram, com a diferença de que ele não sabe se o mercado vai para baixo ou para cima. A estratégia desse investidor precisa se basear em um controle de risco mais rígido, que limite as perdas, mas que consequentemente diminui os ganhos, porque ele não tem capital para ser um protagonista do mercado.
Mas de qualquer maneira, se a estratégia é lucrativa e de risco controlado ele precisa de informações geradas pelos primeiros movimentos das tendências futuras. São as informações que o trading system fornece.

Compra e venda

Automatizar as tarefas de compra e venda de ações é trivial, é uma automação eletrônica simples baseada em protocolos definidos entre os participantes. O trading system compra e vende ações automaticamente.
Estamos considerando sempre que toda a estrutura do ambiente de negociação de todos os participantes está estabelecida, sejam nos agentes de custódia, agentes de liquidação, corretoras e bolsa de valores. Nós estamos entrando na ponta do negociador, que realiza as transações de compra e venda e que se comunica com uma corretora, com um banco ou diretamente com a bolsa de valores para realizar as transações.
É dentro desses critérios que afirmamos o quão simples é a automação de compra e venda de ações.
As operações que serão executadas se restringirão a operações de compra e venda simples de ações, ou seja, o lucro deve ser auferido na compra e na venda do mesmo papel, ou na venda e na recompra em caso de operação na ponta vendedora. Estão excluídos todos os tipos de operações estruturadas, como hedge com derivativos, operação de long/short, operações com índices etc.

Caro ou barato?

O trading system parte da premissa da análise técnica de que tudo o que acontece com uma empresa é representada no preço da sua ação e na sua variação ao longo do tempo.
Dessa maneira, o que significa um papel caro ou barato? O mercado se baseia na movimentação dos preços que é o resultado da vontade de todos os participantes, e que ao longo do tempo gera referências que podem ser utilizadas, como valores médios em um determinado período.
O trading system calcula médias em base histórica para verificar se um papel está caro ou barato.

Regiões atrativas

Na flutuação do preço das ações, alguma regiões apresentam melhores condições de negociação. Nas regiões onde existe muita disputa entre comprados e vendidos, não existem referências claras de preço e se formam as chamadas regiões de congestão.
Existem ainda as regiões de pico e as regiões de fundo, regiões de extremidades onde claramente o mercado as têm como regiões de limite.
As regiões de limite e as regiões de congestão são regiões de referência de preços, e quando essas regiões limites se distanciam bastante, formam-se intervalos onde os preços variam com mais liberdade.
O trading system deve ser capaz de identificar regiões onde os preços apresentam grande volatilidade e posteriormente uma região limite ou de congestão. Se existe uma região de grande volatilidade com uma direção única, para cima ou para baixo e posteriormente uma região limite ou de congestão com menos da metade do tamanho da região volátil, pode existir aqui uma potencial oportunidade de negócio com características positivas de risco controlado.

Volume

O volume de negócios de uma ação deve ser analisado com cuidado porque limita as estratégias dos investidores.
Uma “small cap” com baixa liquidez pode oferecer grandes oportunidades quando variações grandes no volume acontecem.
Já nos papéis de grande liquidez as variações são conjunturais, o que torna mais difícil as operações com base na análise de volume. Porém são nesses papéis que estão oportunidades de operações rápidas e pequenas variações com grande volume, que acabam gerando bons retornos com menores relação de riscos e de exposição do capital.
A rotatividade dos papéis de grande liquidez que compõem o índice é grande se considerados períodos anuais.
Dentre os papeis de grande liquidez, a variação diária também é grande se avaliados períodos semanais ou mensais. Dessa maneira o trading system sempre avalia a liquidez dos papéis antes de qualquer operação.
A liquidez do papel precisa estar alinhada com a estratégia da operação no papel.

Unidade de medida

Nas negociações e nas análises das ações, o percentual é mais usado que o preço.
A entrada e a saída de um negócio se dão em razão da variação obtida, seja ela positiva ou negativa.
A volatilidade de uma ação também é expressa em valores percentuais, e é um dos indicadores mais importantes. A volatilidade indica a variação que a ação vem sofrendo durante um determinado período, e esse comportamento interfere diretamente na expectativa dos investidores.
Sempre é necessário ajustar os parâmetros dos negócios com base na volatilidade dos papéis. Em períodos de alta volatilidade, o risco é maior, portanto o ganho também deve ser maior. E o inverso também é verdadeiro. Em períodos de baixa volatilidade, é possível minimizar as perdas mas em compensação os ganhos também são menores.
Quando se fala em volatilidade basicamente não se fala em preço, mas somente em variações, e o trading system calcula essas variações com base nos indicadores mais utilizados, como ATR, Bollinger Bands, Keltner Channels.
O trading system deve calcular pontos de saída que tragam lucro ou que realize prejuízo com base nas expectativas dos investidores, que são em grande parte construídas com base na volatilidade das ações no respectivo momento.

Saldo total

Evidentemente nenhum trading system por melhor que seja será sempre vencedor, mas na somatória o trading system deve apresentar resultado positivo.
Alguns analistas de mercado expressam que uma fórmula básica deve ser utilizada para se obter sucesso no mercado. Essa fórmula rege que os pontos de saída com lucro devem trazer um ganho duas vezes maior que os pontos que realizem prejuízo, caso contrário no longo prazo o investidor é levado a falência.
Outros analistas questionam essa fórmula, porque ela é baseada no jogo de dados, ou de cara-coroa, onde em tese sempre teremos a mesma quantidade de resultados para cada resultado possível. Porém se o trading system tiver uma eficiência maior, por exemplo em uma razão de 2:1 em termos de tradings vencedores, é possível posicionar pontos de ganhos e pontos de realização de prejuízos na razão de 1:1 que o resultado no longo prazo será da mesma maneira vencedor.

Popular posts from this blog

Atom - Jupyter / Hydrogen

Design Patterns

Robson Koji Moriya disambiguation name